No dia 12 de Fevereiro de 2022, abrimos as portas a novas memórias, a novos sonhos com a inauguração do Teatro Jordão e Garagem Avenida.
Foi com nostalgia e emoção que o palco e os bancos da plateia, ao fim de 30 anos voltaram a sentir o calor humano.

Na cerimónia de inauguração, marcou o regresso deste imponente espaço cultural, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, Dr. Rui Vieira de Castro, o reitor da Universidade do Minho, o Presidente do Conservatório de Guimarães, Dr. Vitor Matos e o Presidente CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) - Eng. António Augusto Magalhães Cunha.
Nos edifícios requalificados, funcionará a Escola de Artes Performativas e Artes Visuais da Universidade do Minho e a Escola de Música do Conservatório de Guimarães, e vai acolher o auditório para 400 lugares, com uma estrutura flexível, a Escola de Artes Performativas, Escola de Música e Salas de ensaio e Bandas de Garagem, desenvolvendo-se tudo em cinco pisos.
A Garagem Avenida recebe a Escola de Artes Visuais, distribuída por quatro pisos que disponibiliza espaços para atelier, salas de projeto e desenho, espaços administrativos, sala de apoio a docentes e galeria de exposições.


O Teatro Jordão, nascido na década de 30 do século passado, é um retrato típico dos cineteatros construídos à época, e foi prioridade preservar todo o património arquitetónico que representava um marco de modernidade naquela época, e assume agora um carácter simbólico da cidade, promotor e formador de Arte e Cultura.
Inserido no bairro da Criatividade, a reabilitação do Teatro Jordão contou com a vasta experiência e rigor do consórcio das empresas Costeira – Engenharia e NVE Engenharias.

A partir de hoje, o Teatro Jordão não fica mais despercebido, com os seus traços que conjuga o passado e o futuro, a história e o contemporâneo. Assume uma nova centralidade na cidade, e quando a noite cai o brilho do novo edificio, ilumina cada recanto de Guimarães. 


Um dos projetos mais desafiantes no qual a Costeira – Engenharia e Construção se orgulha de ter contribuído. Dada a dimensão do projeto e das equipas envolvidas, ao objetivo de manter a essência original do edifício que retrata a história da cidade, e todas as incertezas e contratempos vividos durante a pandemia. Um desafio do qual a Costeira esteve à altura dada a sua perseverança e resiliência que tanto nos caracteriza, e somamos ao nosso portfólio mais um projeto de sucesso.

Assente num projeto de memória e futuro, o Teatro Jordão e Garagem Avenida acolhe de braços abertos o ensino e a arte, com um novo edifício repleto de encanto, elegância, e inovação.