Centro Regional do Porto da UCP
2018
Arq. Manuel Afonso
Porto
8.850 m2
O edifício trata-se de um hub europeu de biotecnologia, resultante de um protocolo entre a Universidade Católica Portuguesa e a Amyris, uma empresa norte-americana que recorre à bioengenharia para criar produtos farmacêuticos, cosméticos e combustíveis, entre outros. Este novo centro de investigação está sediado na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.
O projecto teve a contratação de algumas dezenas de investigadores e um investimento de 50 milhões de euros, num prazo de cinco anos.
Esta parceria incidiu nas áreas da bioengenharia e da microbiologia, e prevê a instalação da tecnologia da Amyris naquela universidade portuguesa. O objetivo será desenvolver, a partir de bioprodutos, novos produtos renováveis que poderão ser utilizados em diversas indústrias.
Para além dos projectos de investigação e desenvolvimento, este hub visa estabelecer contratos com entidades privadas para produção sustentável de compostos bioactivos e realizar programas de formação avançada, no domínio da biotecnologia.