Câmara Municipal de Guimarães
2019
Pitágoras Group
Guimarães
12.500 m2
O projeto visa preservar a aparência dos espaços, através da manutenção das marmorites e alcatifas, nos pavimentos, e dos rebocos estanhados, nos tectos e nas paredes. Para os pavimentos, irá recorrer-se ao microcimento, excepto nos espaços destinados ao teatro e à música, nos quais será utilizada madeira. Na sala de espetáculos, o chão será alcatifado, enquanto que os planos verticais serão revestidos com materiais absorventes. O tecto permanecerá intacto.
Será aplicado isolamento térmico do tipo ETICS em todo o revestimento exterior, excepto na fachada, que se manterá inalterada. Nos arranjos exteriores, serão utilizados pedra de chão e betão pré-moldado in situ.
O Teatro Jordão foi inaugurado em 1938, encerrado em 1993 e será reabilitado em 2019. Terá a capacidade para 400 espetactores e acolherá, principalmente, atividades nas áreas da música e das artes visuais e performativas. A sua requalificação foi incluida no processo de candidatura da zona de Couros a Património Mundial, já apresentada à UNESCO.